segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Senadores homenageiam criador do jiu-jitsu brasileiro


Por iniciativa do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), o Senado realizou sessão especial nesta terça-feira (17/11), às 10h, para homenagear a memória de Hélio Gracie, esportista brasileiro responsável pela difusão da arte marcial jiu-jitsu no país, que morreu no dia 29 de janeiro de 2009, aos 95 anos de idade.
Para Arthur Virgílio, Gracie, que nasceu em Belém e cresceu no Rio de Janeiro, foi "um grande herói do esporte brasileiro" e idealizador do estilo conhecido como brazilian jiu-jitsu. "As novas técnicas por ele aplicadas se estabeleceram em definitivo no cenário mundial, sendo motivo de extremo orgulho para os brasileiros", disse o senador.
A construção do novo estilo foi motivada por dificuldades que o menino Hélio enfrentava para participar das lutas, devido a problemas de saúde desde a infância e do porte franzino. Ele acompanhava as aulas e dominava as técnicas, mas não conseguia, na adolescência, lutar o jiu-jitsu tradicional ensinado pelos irmãos, especialmente Carlos Gracie. Começou então a aprimorar a parte da luta praticada no solo, desenvolvendo um dispositivo conhecido por alavanca - técnica que proporciona mais força ao lutador e dá ao esportista condição de vencer adversários mais fortes e mais pesados. Estava assim criado o brazilian jiu-jitsu.

Helena Daltro Pontual / Agência SenadoSenadores homenageiam criador do jiu-jitsu brasileiro
Reportagem tirada do site http://www.senado.gov.br/