quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Hélio Gracie é homenageado na revista Veja Rio




A matéria de capa da Veja Rio desta semana homenageia os dez nonagenários (pessoas com mais 90 anos) cariocas por nascimento. A matéria, que estampou Hélio Gracie na capa com o seu filho Royler Gracie e ainda colocou os dois na abertura da matéria em página dupla, relembra histórias que se confundem com as do Rio de Janeiro do século XX. Aos 93 anos e em plena atividade, Hélio conta na matéria sobre os treinos com os filhos, Rickson, Royler, Royce, Rolker, Rorion e sobre o seu dia-a-dia no seu rancho em Itaipava, cidade serrana do Rio de Janeiro. “Aqui na serra não tem vizinho para me perturbar”, brinca Hélio na matéria. Nascido em 1913, Hélio conta também que nunca ficou doente. “A doença entra pela boca. Nunca bebi nem fumei e só como o que faz bem. O paladar às vezes trai o sujeito”, contou Hélio. A matéria colocou Hélio ao lado de nomes como o do presidente de honra da Fifa, João Havelange (91) e o arquiteto Oscar Niemayer (99).

Não vale tudo!!!


Hélio Gracie, inventor do jiu-jítsu, diz que, na vida, não valem vaidade, indisciplina e desrespeito à natureza!



Hélio Gracie o patriarca da família de lutadores campeões o brasileiro que reinventou o jiu-jítsu e ganhou fama mundial divulgando essa técnica de combate que e considerada imbatível, tem a luta no sangue ele condena a vaidade, prega o respeito à natureza e à disciplina e diz que a luta transformou sua vida. "Minha saúde era frágil, eu desmaiava e tinha tonturas." Hélio, que estudou até o terceiro ano do ensino primário e afirma nunca ter lido um livro, diz que encontrou na arte marcial sua autoconfiança, que compara a um colete à prova de balas, e a paciência que o fez parar de brigar fora do ringue. "Quando o homem conhece sua força ele é tolerante com os mais fracos." O chefe do clã dos Gracie afirma que sua natureza ainda é agressiva, mas aprendeu a controlá-la. O jiu-jítsu é violento?
Não, as pessoas é que são violentas.

O que o jiu-jítsu ensinou ao senhor que serviu para sua vida e não só para vencer no ringue?
A disciplina eu nem digo porque todo mundo tem que ter. Foi a tolerância. Quando eu não sabia lutar, era agressivo. Hoje sou o homem mais pacífico do mundo. Se você conhece a sua força, é tolerante com o mais fraco. Esses pitboys (como são chamados os adeptos do jiu-jítsu que se envolvem em brigas) são covardes. Gente fraca e sem moral que quer comprovar uma força que eles mesmos desconhecem.

O que a sua arte marcial pode ensinar a quem não é lutador?
Com ou sem luta, a melhor coisa que uma pessoa pode ter é autoconfiança. Ela faz você não ter medo de nada, porque medo é insegurança. Não há razão para ter medo. Medo do futuro? Ele não vai te fazer nada de mal! Medo da morte? Se meu filho morrer, era a natureza dele. Ninguém recebe o que não merece.

Que aluno dá mais trabalho?
O inteligente. Ele fica perguntando o porquê das coisas para guardar informação inútil na memória. Tem que pular a inteligência, fazer com que os movimentos fiquem mecânicos. O inteligente pensa no que vai fazer e não reage instintivamente ao imprevisto, como tem que ser numa situação de luta. O burro, a criança e a mulher não ficam racionalizando o aprendizado, como faz o homem inteligente, por isso têm mais facilidade em condicionar os reflexos. Jiu-jítsu é reflexo. O que ensino é defesa pessoal. Se você fizer 40 aulas comigo, não apanha de ninguém e bate em homens com o dobro do seu tamanho. Não há movimento de agressão que, na sua trajetória, não tenha um buraco, uma fragilidade. Eu entro nesse buraco com a minha alavanca. Força de vontade e perseverança, há que se ter em último grau. Coragem, só para se defender, não para se mostrar. Já o rancor é um péssimo estado de espírito.

O senhor já bateu nos seus filhos?
Você dar uma palmada num filho é uma coisa. Dar a segunda, a terceira, é crueldade. Mas eu eduquei os meus nove sem palmadas.

Qual o segredo da longevidade?
O sujeito pode fazer o que for, sua longevidade vai depender da natureza. Acho que o quanto alguém viverá já está predeterminado. Só que, se a pessoa não se cuidar, não vai morrer antes do tempo, mas vai sofrer antes. Quem morre doente numa cama fez algo para estar ali.

O que é ser valente?
É ter coragem de dizer a verdade. É não ter medo de desagradar. Quem não tem personalidade é por vergonha de ser como é.

Mulher é valente também?
A mulher não nasceu para ser uma guerreira. Ela é mais instintiva, impulsiva. Quando quer uma coisa, não mede as conseqüências. Por isso uma mulher bandida é muito mais perigosa que o bandido. O homem é mais cuidadoso, pensa, mede, avalia. Mas a mulher tem um sexto sentido que é dez vezes mais poderoso que a inteligência do homem. Quisera eu ter o sexto sentido da mulher! Jogava fora a minha inteligência.

O que é preciso para ser feliz?
Ter vontade de não errar e, por isso mesmo, pensar duas vezes. Quem não pensa, tropeça.

Que conselho o senhor daria aos mais jovens?
Que se conheçam intimamente, que respeitem a natureza, que tentem agir corretamente. Eu não presto, mas tento fazer as coisas direito. Sou o homem mais podre que há no mundo, mas não há no mundo homem que se porte melhor do que eu.

Que conselho o senhor daria aos mais jovens?
Que se conheçam intimamente, que respeitem a natureza, que tentem agir corretamente. Eu não presto, mas tento fazer as coisas direito. Sou o homem mais podre que há no mundo, mas não há no mundo homem que se porte melhor do que eu.

O senhor já disse que o sexo só é positivo quando feito para procriação. Como controlar o desejo?
A natureza foi sábia quando colocou o prazer no sexo, para que a espécie tivesse continuidade, e também quando fez da fome uma força quase incontrolável, para que o indivíduo se alimentasse e sobrevivesse. Quem manda filhos é a natureza e cada um tem a sua cota. Eu queria ter 20, mas tive nove. Os filhos servem à nossa evolução e ao nosso castigo. A gente passa por mil provas: filho, casamento, amigos, inimigos, família, negócios, comida, tudo. Tudo é uma prova da natureza para ela ver como é que a gente anda. Sexo, carne de porco, o que for: desde que eu tenha certeza de que tal coisa não é boa para a saúde, não faço. Não tenho nem vontade.

Como o senhor se define?
Hélio Gracie é um sujeito que não se permite errar e que pede a Deus que permita que ele não erre. Já não vivo para esta vida, mas para a próxima. Estou me preparando para voltar melhor. Poderia ser vaidoso, mas isso não leva ninguém a nada. Só atrapalha. Estou sendo santinho pra Deus me dar nota 9.

O senhor acredita em Deus?
Na natureza. Deus pode ser Jesus, Buda, tem várias denominações. Não devemos contrariar a natureza porque é onde Deus está. Minha religião é andar em sintonia com a natureza.

Qual foi sua maior vitória na vida?
Receber visitas como a sua. Ninguém recebe visitas como esta à toa. Se você veio aqui é porque alguma importância eu tenho. Eu poderia ser vaidoso disso, mas não sou. Combato a vaidade. O bom senso serve para isso, para a gente saber a diferença entre agir certo e errado. É fácil distinguir um e outro, porque não há meio termo. Não dá para ser um pouquinho vaidoso.

E sua grande derrota?
Nunca tive nada que me deixasse abatido ou desgostoso, e isso se deve à minha maneira de pensar. Se eu pegasse minha mulher na cama com outro, fechava a porta e saía de fininho para não incomodar. Mas ela nunca mais ia me ver. Se eu chegar aqui e minha casa estiver no chão, sei que Deus vai me dar outra. A derrota está na mente.