sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O mínimo de força para o máximo de eficiência.

No Ne-Waza devemos ter em mente a aplicação do preceito que nos deixou o mestre Hélio Gracie em que O MÍNIMO DE FORÇA PARA O MÁXIMO DE EFICIÊNCIA, a falta de adaptação ao trabalho no chão se traduz geralmente num dispêndio de energia muito grande, dada a força gasta desordenadamente e a contração permanente de todo corpo.
O atleta de jiu jitsu deve treinar para adquirir conhecimentos e habilidade nas tecnicas de retenção, OSAE-WAZA, de estrangulamento o SHIME-WAZA e de luxações o KANSETSU-WAZA, e ainda sentir se a vontade nos treinos, evitando esse dispêndio desnecessário de força e energia

Técnicas de estrangulamento - SHIME WAZA


A pratica de técnicas de estrangulamento é uma arte que requer a maior atenção aos detalhes do que qualquer outra técnica no jiu-jitsu.

Na pratica do jiu-jitsu existem duas maneiras básicas de estrangular o oponente, assim como a combinação das duas.

Compressão das artérias carótida em um ou nos dois lados do pescoço reduzindo o fluxo de sangue e oxigénio para o cérebro.

Compressão da traqueia impedindo ou diminuindo o fluxo de oxigénio para os pulmões.

Compressão do abdômem e ou pulmões impedindo o oponente de respirar.

todos os métodos devem ser bem praticados e são bastante úteis em varias situações.

O primeiro caso e o mais praticado pois requer menos força e por ser o método mais rápido para desistencia do oponente. O MINÍMO DE FORÇA PARA O MÁXIMO DE EFICIÊNCIA. Exames médicos estabelecem que a quantidade de pressão necessária para obstruir as artérias é seis vezes menos que para bloquear a passagem de ar pela traqueia.



Regras de estrangulamento (SHIME-WAZA)


Estrangulamentos são potencialmente fatais e devem ser tratados seriamente. Aprender a hora de desistir é muito importante para evitar acidentes. Os estrangulamentos podem ser utilizados tando de pé quanto na parte de luta de solo o NE WAZA, mas aconselhamos na luta de solo, para evitar acidentes em caso de queda por desmaio ou asfixiamento.

Deve saber a hora que a derrota e inevitável pois continuar resistindo causara desmaios.

Graduação