domingo, 20 de dezembro de 2009


As críticas não me rebaixam
Os elogios não me elevam
vivo o presente
Espero o futuro
E muito obrigado a todos
Aqueles que me jogaram pedras
Porque foi com elas que
Construí meu castelo!!!
Para muitos o chão é o fim, para O Jiu-Jitsu é apenas o começo
Sou o que sou, não o que dizem.
Sou sim um amante do Jiu-Jitsu.

sábado, 5 de dezembro de 2009

O Tempo e o Caminho



Um jovem atravessou o Japão em busca da escola de um famoso praticante de artes marciais. Chegando ao dojo, foi recebido em audiência pelo Sensei. - O que você quer de mim? perguntou-lhe o mestre - Quero ser seu aluno e tornar-me o melhor lutador de Jiu-Jitsu do país. Quanto tempo eu preciso estudar e praticar? - Dez anos, pelo menos...respondeu o sensei.- Dez anos é muito tempo respondeu o rapaz . E se eu praticasse com o dobro da intensidade dos outros alunos, em quanto tempo eu seria um mestre? - Vinte anos. - Vinte anos? E se eu praticar noite e dia, dedicando todo o meu esforço? - Trinta anos.- Mas, eu lhe digo que vou dedicar-me em dobro, aumento o tempo, ofereço maior dedicação, e o senhor me responde que a duração será maior? Porque isso?- A resposta é simples, meu jovem... "...Quando um olho está fixo aonde se quer chegar, resta apenas um para se encontrar o caminho, e o que forma o saber é justamente o caminho, o percurso, pois o tempo é uma medida que criamos para medir o nosso trajeto na vida...faça e observe seus atos, quando você menos esperar, seu aprendizado surgirá.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Senadores homenageiam criador do jiu-jitsu brasileiro


Por iniciativa do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), o Senado realizou sessão especial nesta terça-feira (17/11), às 10h, para homenagear a memória de Hélio Gracie, esportista brasileiro responsável pela difusão da arte marcial jiu-jitsu no país, que morreu no dia 29 de janeiro de 2009, aos 95 anos de idade.
Para Arthur Virgílio, Gracie, que nasceu em Belém e cresceu no Rio de Janeiro, foi "um grande herói do esporte brasileiro" e idealizador do estilo conhecido como brazilian jiu-jitsu. "As novas técnicas por ele aplicadas se estabeleceram em definitivo no cenário mundial, sendo motivo de extremo orgulho para os brasileiros", disse o senador.
A construção do novo estilo foi motivada por dificuldades que o menino Hélio enfrentava para participar das lutas, devido a problemas de saúde desde a infância e do porte franzino. Ele acompanhava as aulas e dominava as técnicas, mas não conseguia, na adolescência, lutar o jiu-jitsu tradicional ensinado pelos irmãos, especialmente Carlos Gracie. Começou então a aprimorar a parte da luta praticada no solo, desenvolvendo um dispositivo conhecido por alavanca - técnica que proporciona mais força ao lutador e dá ao esportista condição de vencer adversários mais fortes e mais pesados. Estava assim criado o brazilian jiu-jitsu.

Helena Daltro Pontual / Agência SenadoSenadores homenageiam criador do jiu-jitsu brasileiro
Reportagem tirada do site http://www.senado.gov.br/

domingo, 8 de novembro de 2009

Video aula com o Mestre Rob

Graduação Anderson Gonçalves faixa marrom de JIU JITSU!

"META: a gente busca
CAMINHO: a gente acha
DESAFIO: a gente enfrenta
VIDA: a gente inventa
SONHO: a gente realiza!"

“Seja humilde, pois, até o sol com toda sua grandeza se põe e deixa a lua brilhar.”



O que é ser vencedor?

"É dedicar horas naquilo que vc acredita sem medir distância, dificuldade, tempo e limites!"

"É aguentar sofrimento, dor, sede, fome, desespero, ofensas, discriminação, se abdicar de quem ama, procurar respostas ocultas, fazer da vida um caminho, trilhar o bem, ajudar o próximo, fazer do esporte uma qualidade de vida indispensável, saber lidar com a situação imediata, procurar erros, vê e acreditar que consegue, nunca desistir de seus sonhos, achar a realidade dentro de si, ensinar correto, sempre aprender mais, buscar novas metas de treinamentos, vencer é apenas um DETALHE! seja um VENCEDOR!


"Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer!"

"Aquele que obtém uma vitória sobre outros é forte, mas aquele que obtém uma vitória sobre si próprio é todo - Poderoso."

"Você nasceu para vencer, mas para ser um vencedor você precisa planejar para vencer, se preparar para vencer, e esperar vencer."

"Dominar-se a si próprio é uma vitória maior do que vencer a milhares em uma batalha."

"A primeira e melhor vitória é conquistar a si mesmo."

sábado, 10 de outubro de 2009

3 etapa do paranaense




Guilherme 2 lugar
João 1 lugar

André 1 lugar


A equipe unida!!!



CONHECER-SE E DOMINAR-SE, DOMINAR-SE E TRIUNFAR

O homem para saber suas possibilidades frente ao mundo em que vive, para reagir a cada momento frente a situações que vão exigir ações e soluções, diretas ou indiretas, necessita conhecer a si mesmo, saber quais as qualidades e deficiências que possui, para então, harmoniosamente, apresentar ou utilizar atitudes ou soluções mais adequadas à necessidade. De posse em seu íntimo dessa auto-análise, adquire o homem a base que lhe dará um melhor controle emocional, uma melhor postura frente ao mundo, uma melhor e mais inteligente utilização de seu potencial de forças, que por sua vez lhe darão maiores possibilidades de triunfar!

QUEM TEME PERDER JÁ ESTA VENCIDO

O KIAI e definido também como um estado de espírito para vencer, portanto esta intimamente ligado a este princípio, entretanto, em contraposição, quando entramos em uma disputa incertos, inseguros, temerosos, nossas forças se desassociam e enfraquecem, colocando a mercê daquele ou daqueles que buscam com mais garra com mais KIAI o triunfo.
SOMENTE SE APROXIMA DA PERFEIÇAO QUEM A PROCURA COM CONSTÂNCIA SABEDORIA E, SOBRETUDO, HUMILDADE
NUNCA TE ORGULHES DE HAVER VENCIDO UM ADVERSÁRIO, AO QUE VENCESTE HOJE, PODERÁ DERROTAR-TE AMANHA.
A ÚNICA VITORIA QUE PERDURA E A QUE SE CONQUISTA SOBRE A PRÓPRIA IGNORÂNCIA

O orgulho não se justifica nunca, porque ninguém e Deus para ter certeza da vitória na próxima lutam. Esse mesmo orgulho nunca nos levará a boas opções, pelo contrário, antítese da humildade, ele só nos possibilita ser arrogantes, soberbos e auto-suficientes, criando a nossa volta um clima hostil a nossa presença. A própria vitória contra a ignorância não justifica o orgulho, pois o saber deve ser instrumento de realização visando uma coletividade e a ela oferecido. A vitória não e, portanto, propriedade privada de uso exclusivo de ninguém.

COMO SURGIRAM AS CORES NAS FAIXAS?

A graduação nas artes marciais nasceu com Jigoro Kano o pai do judô e ex-lutador do tradicional JIU JITSU JAPONES, que adotou o sistema de DAN em 1883 para destacar seus dois alunos mais virtuosos, TsunojiroTomita e Shiro Saigo. Três anos depois, Kano decidiu dar condecorações pretas aos alunos mais hábeis, quando surgiram também as faixas de ombro brancas e depois as marrons (o que explica por que Conde Koma,pródigo aluno de Jigoro entrou na Kodokan com a branca e no mesmo dia virou marrom), mas só nos idos de 1907 a condecoração virou a faixa preta de cintura. Demais cores só viriam com o avanço do esporte na Europa, já que os Ocidentais acabavam viajando e trocando de mestres sem nenhuma manchinha na faixa branca para contar a historia. Mikonosuke Kawaishi, em Paris, teria sido o primeiro a adotar diversos tons para incentivar seus alunos, em 1935, até hoje, as cores e sua ordem variam de arte para arte. O sistema do JIU JITSU prevê o branco, azul, roxo, marrom, preto e então o vermelho, cor também instituída por Kano, entre as crianças, usa-se ainda o cinza, amarelo, laranja e verde, entre o branco e o azul.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O mínimo de força para o máximo de eficiência.

No Ne-Waza devemos ter em mente a aplicação do preceito que nos deixou o mestre Hélio Gracie em que O MÍNIMO DE FORÇA PARA O MÁXIMO DE EFICIÊNCIA, a falta de adaptação ao trabalho no chão se traduz geralmente num dispêndio de energia muito grande, dada a força gasta desordenadamente e a contração permanente de todo corpo.
O atleta de jiu jitsu deve treinar para adquirir conhecimentos e habilidade nas tecnicas de retenção, OSAE-WAZA, de estrangulamento o SHIME-WAZA e de luxações o KANSETSU-WAZA, e ainda sentir se a vontade nos treinos, evitando esse dispêndio desnecessário de força e energia

Técnicas de estrangulamento - SHIME WAZA


A pratica de técnicas de estrangulamento é uma arte que requer a maior atenção aos detalhes do que qualquer outra técnica no jiu-jitsu.

Na pratica do jiu-jitsu existem duas maneiras básicas de estrangular o oponente, assim como a combinação das duas.

Compressão das artérias carótida em um ou nos dois lados do pescoço reduzindo o fluxo de sangue e oxigénio para o cérebro.

Compressão da traqueia impedindo ou diminuindo o fluxo de oxigénio para os pulmões.

Compressão do abdômem e ou pulmões impedindo o oponente de respirar.

todos os métodos devem ser bem praticados e são bastante úteis em varias situações.

O primeiro caso e o mais praticado pois requer menos força e por ser o método mais rápido para desistencia do oponente. O MINÍMO DE FORÇA PARA O MÁXIMO DE EFICIÊNCIA. Exames médicos estabelecem que a quantidade de pressão necessária para obstruir as artérias é seis vezes menos que para bloquear a passagem de ar pela traqueia.



Regras de estrangulamento (SHIME-WAZA)


Estrangulamentos são potencialmente fatais e devem ser tratados seriamente. Aprender a hora de desistir é muito importante para evitar acidentes. Os estrangulamentos podem ser utilizados tando de pé quanto na parte de luta de solo o NE WAZA, mas aconselhamos na luta de solo, para evitar acidentes em caso de queda por desmaio ou asfixiamento.

Deve saber a hora que a derrota e inevitável pois continuar resistindo causara desmaios.

Graduação











segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Para quem é indicado este esporte?

O jiu jitsu é indicado para quem procura um esporte que trabalhe simultâneamente o físico e o mental, procura-se dizer que o jiu jitsu transforma garotinhos em homens de bem e bom carater.
E indicado para pessoas que tenham como objetivo aumentar a capacidade cardiovascular evitando futuros riscos de problemas cardíacos e respiratorios, pois exige bastante condição física do praticante.
As crianças devem praticar esse esporte pois ajuda no desenvolvimento e no crescimento corporal, mental e recreativo tornando se uma diverção.

O interessante no jiu jitsu é que a maneira em que se luta torna imprevisivel, nunca se sabe como a luta vai acabar, é um verdadeiro xadrez de corpo por isso é praticado por pessoas célebres e inteligentes. O jiu jitsu não é violência nem covardia é sobre tudo eficiencia, equilibro e tranquilidade.

Benefícios do jiu jitsu.



  • Diminui o stress;

  • Defesa pessoal tanto para homens quanto para mulheres;

  • Desinibe os tomidos e acalma os agitados e ansiosos;

  • Aumenta a auto-estima, auto confianca e desenvolve o carater;

  • Trabalha e define o corpo, como os bracos, abdomem e quadril tanto em homens quanto em mulhres;

  • Aumenta a resistencia do organismo;

  • Acelera o metabolismo;

  • Melhora a capacidade cardiovascular e respiratoria;

  • Aumenta a flexibilidade;

  • Aumenta a cordenacao motora;

  • Aumenta os reflexos.



Gasto calórico
750 KCL/H, e o gasto normalmente de um praticante com alguma certa experiência, que consiga completar toda parte do aquecimento do jiu jitsu , podendo aumentar a queima calórica através dos exercícios aeróbicos e anaerobicos. Em aulas mais avançadas pode-se perder ate 1.500 KCL/aula.
O período mínimo para sentir a diferença no corpo.
O praticante começa a sentir diferença no corpo e nas lutas entre 4 a 6 meses neste esporte, com frequência mínima de 3 vezes por semana. Esse período pode ser diminuído se associado a uma boa alimentação. O período mínimo de recuperação do corpo depende de cada praticante.
Já a eficiência da luta e a habilidade, frequência e atenção pode fazer milagres, geralmente em 3 meses de jiu jitsu um faixa branca já tem capacidade para lutar com outros lutadores de qualquer nível. Isso se da pelos objetivos buscados durante a luta o que varia de acordo com a graduação, são os recursos para atingir esses objetivos.
A importância da nutrição para tudo isso.
A alimentação do lutador de jiu jitsu e muito importante para que seja garantida uma boa performance nos treinos e competições. Alem disso, a manutenção do peso e fundamental nesta modalidade, pois os atletas são divididos em diferentes categorias de peso, sexo, idade e faixa.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

aluno e mestre apos a troca de faixa
mestre Godin e mestre Robson

sábado, 11 de julho de 2009




domingo, 31 de maio de 2009

quarta-feira, 27 de maio de 2009

O desenvolvimento físico e mental no jiu jitsu.

O jiu-jitsu aumenta a capacidade fisio-vascular, a massa muscular, a coordenação motora e visual, além de vários fatores psíquicos como a calma ponderação e sensibilidade, e e claro que não existe corpo e mente sem espírito e ao se desenvolver sadiamente corpo e mente também desenvolvemos o espírito. E o Jiu-Jitsu o melhor meio de proporcionar a uma pessoa fraca numa disputa uma vantagem positiva que contrabalance o peso e a forca física do adversário! Deve-se ter sempre em mente que toda estrutura do jiu-jitsu se baseia na utilização da estratégia, da agilidade e da rapidez de movimentação, e não na forca pura e simples! Para aprender jiu-jitsu e necessário apenas vontade e ninguém têm de apanhar primeiro para aprender este esporte jiu-jitsu não e truque nem passe de mágica! Sua aprendizagem poderá ser feita por qualquer pessoa a partir dos 05anos ate os 70anos +ou-, de ambos os sexos! Não e necessário ter antes praticado qualquer esporte e muito menos requer corpo especial, peso ou altura condicionada! A pratica do jiu-jitsu quando bem ministrada proporciona não só criação de espírito de luta e de competição, como da segurança e autoconfiança para as contendas diárias! O treinamento de JIU JITSU não requer apenas o aprimoramento de técnicas eficazes em combates, envolve também a formação moral intelectual e espiritual do praticante. O treinamento da arte suave ajuda o atleta a encarar de um jeito mais positivo o dia a dia dentro e fora dos tatames, trazendo muitos benefícios a seus praticantes.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

E comum no dia-a-dia de nossas escolas de lutas, ou mesmo em nossos encontros de rua, ouvirmos essa pergunta: Qual e a melhor luta? Qual delas nos prepara melhor para a defesa de um possível ataque?"

Questionando entao essa pergunta, podemos dizer que entre as inumeras lutas de defesa pessoal existentes foi o JIU-JITSU a que mais adeptos granjeou e a que mais rapidamente se alastrou e se firmou por praticamente todos os países do mundo. Isto pela sua eficiencia comprovada, pela beleza dos movimentos e ainda pela seriedade e confiabilidade que oferece. Afirmamos ainda ser o JIU-JITSU uma sintese das lutas marciais das quais utiliza o que de melhor e mais eficiente foi desenvolvido em combates reais atraves dos seculos no Japão e no mundo!

Deveres do praticante e objetivo do treino.

1 Sempre respeitar superiores e colegas.
2 Comprimentar corretamente ao entrar e ao sair do tatame.
3 Manter silêncio no tatame.
4 Ajoelhar em ordem de graduação, quando o professor chegar.
5 Estar atento às instruções do professor.
6 Manter o local de treino sempre limpo e organizado.
7 Usar kimono sempre limpo.
8 Cortar unhas dos pés e das mãos.
9 Aparar barba e cabelo.
10 Ser um exemplo no colégio também como no trabalho, ser um bom cidadão.
11 Sair durante as aulas somente em casos de extrema necessidade, com a permissão do professor.
12 Treinar no mínimo 4 rolas por treino.
13 Não treinar em outra academia sem a autorização do professor.
14 Não usar as técnicas fora da academia.
15 Dar preferência ao kimono branco.


Cada treino possui um objetivo a ser trabalhado, que sempre tratá um ótimo resultado para o atleta. É muito comum na hora dos treinos livres alguns atletas serem mais solicitados para treinar, outros esquecidos e o pior alguns até mesmos evitados. Todo lutador apresenta seus pontos fortes e fracos, golpes que executa naturalmente e golpes que nem pensa em utilizar ou nem mesmo experimenta, já que tem confiança em outros, mais deixa assim de aumentar seu arsenal de posições para futuros combates. Então, é importante que o aluno, em sua avaliação pessoal, ajuste sempre o foco da luta. Um bom treino não é simplesmente buscar apenas a finalização. Caso você ache que em determinado treino o seu oponente e mais fraco tecnicamente, na questão da força ou em ambos os casos, trabalhe nele golpes que você normalmente nem pensa em executar, permita que ele ganhe uma posição favorável para você treinar a sua saída. Pense na posição que mais lhe dá trabalho para sair e deixe o chegar até ela, sendo então o ponto inicial do seu treino: melhorar sua rotina e diminuir seus pontos vulneráveis. Rapidamente, o atleta percebe que ajustando o foco de acordo com seu oponente, todo treino se torna proveitoso. Ninguém, em uma luta dura, ira arriscar um golpe em que não sente confiança. E como adquirir confiança em um golpe, se esse golpe não é treinado em momento nenhum? Entra ai o exercício de melhorar cada treino para um determinado objetivo. O atleta menos técnico ou mais fraco deve ser exigido cada vez mais, para ter assim uma melhora em seu desempenho. Se todos os atletas, sendo competidores ou não, agirem dessa forma, em pouco tempo todos os treinos serão proveitosos para você melhorar determinadas situações.

METODOLOGIA

O QUE É JIU -JITSU?

O Jiu-Jitsu e uma luta de arte marcial baseada em projeções (quedas), chaves (braço, perna), estrangulamentos, onde um lutador com pouca força pode vencer um mais forte devido a essas técnicas, sendo que o objetivo do lutador é fazer que seu oponente desista de lutar, preservando sempre a saúde física de seus oponentes.

OBJETIVO DO JIU-JITSU

O Jiu-Jitsu tem como objetivo a finalização, ou seja, (desistência) se em uma luta de jiu jitsu não houver desistência muitas vezes devido a chaves ou estrangulamentos e somados os pontos dos atletas e quem tiver a maior pontuação ganha a luta.

O JIU-JITSU É DIVIDIDO POR FAIXAS QUE SÃO:

INFANTIL

ADULTO

O TEMPO DE UMA LUTA DE JIU-JITSU:

É baseado pelas faixas, categorias infantis e faixa branca 5 minutos, faixa azul 6 minutos, faixa roxa 7 minutos, marrom 8 minutos e preta 10 minutos.
firefox

POR QUE O KIMONO E ORIGINALMENTE BRANCO?

O Kimono branco e umas das mais antigas tradições das artes marciais. O branco e uma cor nobre, pura e casta. A adoção do kimono branco para todos teve ainda a função de trajar igualmente pessoas das classes econômicas mais díspares, fossem nobres ou homens do campo.

PONTUAÇOES DO JIU-JITSU:

QUEDA 2 pontos
RASPAGEM 2 pontos
JOELHO NA BARRIGA 2 pontos
PASSAGEM DE GUARDA 3 pontos
MONTADA 4 pontos
PEGADA DE COSTAS 4 pontos


segunda-feira, 18 de maio de 2009

A importancia da dieta no jiu jitsu

Quem pratica esportes sabe que a alimentação saudável é a base para a evolução na sua modalidade de escolha. Uma alimentação incorreta antes de uma prova ou campeonato podem deixar o atleta com baixa reserva energética para aqueles decisivos momentos finais ou então pesado demais, baixando o rendimento geral.
A nutrição do lutador de jiu-jitsu, e de qualquer outro atleta, pode melhorar o seu desempenho e reduzir o cansaço, permitindo que o indivíduo treine por um maior período de tempo, além de auxiliar numa recuperação rápida e eficiente após a atividade física. Em decorrência deste comprovado benefício, o atleta deve ter uma dieta equilibrada que forneça todos os nutrientes essenciais ao organismo, em quantidades adequadas. A combinação destes, garante o equilíbrio necessário para o atleta. Em cada refeição, o atleta deve ingerir pelo menos um alimento de cada um dos 3 grupos abaixo:

Construtores - são os alimentos que ajudam a aumentar a massa muscular (constróem). São as proteínas encontradas nas carnes, frangos, peixes, ovos, leite e derivados;

Energéticos - são os alimentos que fornecem energia para o corpo utilizar na hora do treino. São os carboidratos, encontrados nas massa, pães, batata, mandioca, inhame, mandioquinha;

Reguladores - são alimentos que regulam o organismo, fazem com que ele funcione adequadamente. São todos os vegetais e frutas existentes.

O QUÊ COMER ANTES DO TREINO?

A alimentação antes do treino é muito importante para garantir a energia necessária para a atividade física. O atleta pode realizar uma pequena refeição 1 hora antes do treino ou uma grande refeição (evitando excesso de gorduras e fibras, que retardam a digestão) até 3 horas antes. Seguem-se alguns exemplos de cardápios:

1 hora antes - pão de forma ou francês com fatia fina de queijo branco e peito de peru ou bolachas de água e sal com pouco requeijão light ou queijo branco (quanto mais amarelado mais calórico). 3 horas antes - arroz ou macarrão com pouco molho, batata ou mandioca cozida, pedaço pequeno de peito de frango sem pele grelhado, suco natural.

O QUÊ COMER DEPOIS DO TREINO?

Nesta fase torna-se necessária a ingestão de alimentos ricos em carboidratos para repor o gasto muscular, facilitando a recuperação do indivíduo. Esta refeição deve ser feita após 2 horas (no máximo) do término do exercício, pois este é o período em que o estímulo para a reposição de energia está acentuado.

Porém o ideal mesmo e conversar com um profissional de nutrição para avaliar as melhores opções de cardápio de acordo com sua rotina de vida e exercícios. Existem, ainda, pequenos cuidados que podem fazer a diferença e ajudar na sua performance dentro e fora da academia. Veja aqui as principais:

1. Coma diariamente pelo menos 2 frutas

2. Beba no mínimo 2l de água por dia

3. Evite comidas pesadas, gordurosas ou com muitos carboidratos no jantar, quando seu metabolismo está mais reduzido (carnes gordurosas, massas recheadas, pães)

4. Varie ao máximo seu cardápio, assim você não corre o risco de deixar algum grupo alimentar de fora

5. Coma sem pressa, saboreie cada garfada: ao comer muito rápido você corre o risco de ingerir mais do que realmente queria

6. Evite bebidas energéticas fora dos treinos mais puxados, pois elas são bem calóricas

7. Prefira ingerir líquidos cerca de 30 minutos antes das refeições (ou cerca de 40 minutos depois) –beber durante as refeições dilata o estômago e dificulta a digestão

8. Evite refrigerantes, troque-os por sucos naturais

9. Tente não repetir o prato, a não ser em ocasiões especiais

10. Fuja das bebidas alcoólicas, são altamente calóricas

11. Ao cozinhar ou comer fora, dê preferência para os pratos assados, grelhados ou cozidos e dispense os fritos

12. Coma as frutas com casca sempre que possível

13. Mastigue bem cada bocado

14. Diminua ou corte o consumo de doces e alimentos de calorias vazias

15. Fique de olho nos molhos: normalmente a parte mais gordurosa da refeição está ali

16. Não vá ao supermercado com fome e habitue-se a levar uma lista de compras

17. Leia sempre os rótulos dos alimentos: você vai se surpreender, especialmente com alimentos que se vendem como leves e pouco calóricos

18. Ao comer carnes, tire sempre a gordura

19. Entre o picolé e o sorvete de massa, fique com o primeiro

20. Comer de forma saudável não quer dizer consumir alimentos sem tempero ou sabor: atualize suas receitas, procure novos restaurantes, faça um curso de culinária saudável e, acima de tudo, opte por pratos coloridos e bem arranjados. Comer deve ser uma celebração!

domingo, 17 de maio de 2009

INTEGRIDADE INTELECTUAL
O intelecto da criança do jovem e mesmo do adulto desenvolve-se com o estudo, com a convivência diária, com os bons exemplos e também com a pratica sadia dos esportes. E também de alçada do professor de JIU-JITSU estimular, corrigir, aconselhar e ajudar os seus alunos para que os mesmos progridam e tornem-se homens de bem, úteis à família, a sociedade e a pátria. O professor pode e deve complementar a educação do aluno, já que a pratica do nosso esporte leva comprovadamente a correção de distorções do caráter das pessoas que o praticam, leva a moderação e também, conforme o caso, ao incentivo de atividades. O coeficiente da inteligência (Q, I), principalmente das crianças e dos jovens pode e deve crescer com os estímulos de uma vida sadia, com a competição salutar no esporte. Podemos concluir ser o JIU-JITSU um dos melhores esportes também nesse sentido.

DESENVOLVIMENTO FÍSICO E MENTAL
O jiu-jitsu aumenta a capacidade fisio-vascular, a massa muscular, a coordenação motora e visual, além de vários fatores psíquicos como a calma ponderação e sensibilidade, e e claro que não existe corpo e mente sem espírito e ao se desenvolver sadiamente corpo e mente também desenvolvemos o espírito. E o Jiu-Jitsu o melhor meio de proporcionar a uma pessoa fraca numa disputa uma vantagem positiva que contrabalance o peso e a forca física do adversário! Deve-se ter sempre em mente que toda estrutura do jiu-jitsu se baseia na utilização da estratégia, da agilidade e da rapidez de movimentação, e não na forca pura e simples! Para aprender jiu-jitsu e necessário apenas vontade e ninguém têm de apanhar primeiro para aprender este esporte jiu-jitsu não e truque nem passe de mágica! Sua aprendizagem poderá ser feita por qualquer pessoa a partir dos 05anos ate os 70anos +ou-, de ambos os sexos! Não e necessário ter antes praticado qualquer esporte e muito menos requer corpo especial, peso ou altura condicionada! A pratica do jiu-jitsu quando bem ministrada proporciona não só criação de espírito de luta e de competição, como da segurança e autoconfiança para as contendas diárias! O treinamento de JIU JITSU não requer apenas o aprimoramento de técnicas eficazes em combates, envolve também a formação moral intelectual e espiritual do praticante. O treinamento da arte suave ajuda o atleta a encarar de um jeito mais positivo o dia a dia dentro e fora dos tatames, trazendo muitos benefícios a seus praticantes.

O PONTO CHAVE DO PRATICANTE DE JIU JITSU
É quando ele começa a entender a filosofia da arte e compreende o porquê dos movimentos. Ate então, o aluno esta aprendendo as técnicas mas apenas usando-as como se fosse um robô.Quando o conhecimento segue se acumulando a ponto de o praticante compreender enfim a filosofia e a mecânica do JIU JITSU, ai sim ele passa a extrair o máximo do aprendizado. E não há jeito, cada um tem seu próprio tempo, para uns isso ocorre mais cedo para outros mais tarde.










Jiu-jitsu: arte ou violência?




Muitas pessoas ainda carregam o pensamento erróneo de que as artes marciais só servem para prejudicar os mais fracos. Nas academias especializadas, é comum a presença de pessoas que lutam para aprender a brigar. De acordo com professores de jiu-jitsu, esse não é o verdadeiro propósito dessas artes. Atualmente, o jiu-jitsu é uma das artes marciais mais procuradas nas academias brasileiras. Porém, muitos leigos, com uma visão negativa, entendem que esta é uma modalidade violenta, que pode transformar as pessoas em seres agressivos.
Antigamente, esta modalidade era praticada como defesa pessoal dos samurais quando estes estavam desarmados. Muitas pessoas ainda lutam com estas finalidades, apegadas à filosofia e aos mandamentos da arte, mas a grande maioria dos frequentadores das academias de jiu-jitsu treina com outro objetivo: machucar as pessoas, brigar na rua e nas festas e, até mesmo, para se exibir. Podemos citar como exemplo o lutador de jiu-jitsu Ryan Gracie, 25, que foi apontado como pivô de uma briga numa casa noturna de classe média-alta. Um homem foi ferido no tórax por uma navalha ou canivete.
O jiu-jitsu – ou arte suave em português –, que teve como pré-cursor aqui no Brasil a família Gracie, utiliza a força do adversário contra ele mesmo, através de técnicas de alavanca, de quedas, imobilizações, estrangulamentos, torções e etc. Esta arte proporciona a um indivíduo menor e mais fraco dominar outro bem mais forte, pois a principal filosofia dessa arte é que “vale mais a técnica e a velocidade do que a força do lutador”.
A partir do momento que começa a lutar jiu-jitsu, percebe se que e uma arte diferente, porque ela é uma mistura um pouco de diferentes modalidades. “As pessoas confundem as coisas. Acham que, lutadores, são arrogantes, boçal, mascarado. Mas depois que conhecem, descobrem que não e bem assim.”
Na maioria das vezes, as pessoas treinam pensando em machucar as outras. A luta inflama o ego, faz com que o lutador se sinta superior aos demais, procure diminuir o outro. Essas pessoas que agem dessa maneira não conseguem administrar sua auto-estima e acabam denegrindo fisicamente as pessoas mais fracas ou que não possuem conhecimento sobre artes marciais.Na maioria das vezes“o professor influencia muito na construção do carácter de um lutador, pois o aluno é o espelho do professor. Às vezes, o professor ensina algo errado ao aluno ou já tem um carácter arrogante, fazendo com que o aluno siga o exemplo do mestre e torne-se um lutador violento.”Por fim, antes de se matricular em qualquer tipo de arte marcial, procure se informar sobre a modalidade, o local de treinamento e os professores. Assim, a prática se tornará mais útil e menos agressiva, beneficiando todos e apagando a imagem negativa que as pessoas ainda cultivam em relação jiu-jitsu.

JIU JITSU


O jiu jitsu e um esporte que exercita não só o corpo como a mente, devido as suas diversas estratégias de luta como suas inúmeras combinações de golpes, quedas, torções, estrangulamentos e imobilizações. Os movimentos são interligados, criando uma sequência que mescla força, flexibilidade e inteligência. Sendo que o objetivo do lutador e fazer que seu oponente desista de lutar, preservando sempre a saúde física de seus oponentes. Esta arte marcial integra corpo e mente proporcionando ao atleta autoconfiança e desenvolvimento de sua auto-estima. O educador de jiu jitsu tem que trabalhar no aluno não só a parte física, mas suas qualidades morais e intelectuais, potencializando suas qualidades físicas e mentais, e corrigindo seus pontos fracos, fazendo que seus alunos respeitem sempre seus oponentes e ajudem os alunos iniciantes ou com menos tempo de luta. O jiu jitsu não e apenas uma luta com um simples objetivo de subjugar o oponente, e uma filosofia de vida forjando o caráter de seus praticantes e a maneira de pensar e encarar a vida e criando laços forte de amizade e respeito no ambiente de treino e fora dele, afastando de situações indesejáveis e fazendo com que tenha um cuidado maior com a saúde física e mental. Além de ser o melhor sistema de defesa pessoal, proporciona o aluno a desenvolver sua força de vontade e determinação, que levará essa formação para todos os setores de sua vida pessoal e profissional.